VI - Como cresceu e se multiplicou a Ordem de Santa Clara

15-06-2018 11:38

Convém notar que as primeiras jovens que se foram reunindo a Santa Clara em S. Damião, tomaram o nome de "Damas dos Pobres”. Depois, com o passar do tempo, acabaram por receber o nome de “Ordem de Santa Clara”.
As primícias de S. Damião foram Clara e sua irmã Inês. Esta, 16 dias depois da fuga da irmã, fugiu também da casa paterna, com a roupa que trazia vestida.
Quando os pais se aperceberam, mandaram logo alguns homens à sua procura. Nem afagos nem amabilidades conseguiram fazê-la voltar com os pais. Então mudaram de táctica. Agarraram-na pelos cabelos e deram-lhe bofetadas e empurrões, até que uma força invisível a imobilizou e eles não foram capazes de a mover do local em que se encontrava.
A sua mãe Hortulana, a chorar, disse então: Deixem-nas em paz!
Mais tarde, coisa admirável, as orações de Clara e de Inês conseguiram fazer que também a outra irmã, Beatriz, e a própria mãe se lhes juntassem no mesmo convento.
O novo convento de S. Damião começaria, pois, com Clara e sua irmã Inês, às quais se juntaram em breve Pacífica, a cúmplice da fuga de Clara. Benvinda de Perusa e muitas outras, bem como a irmã Beatriz e a própria mãe Hortulana.
Nos primeiros sete anos da vida de Clara fundaram-se cinco conventos. Nove anos mais tarde, passavam de trinta. À morte da fundadora, passavam da centena, mais de 60 na Itália e uns 40 noutras nações. Atualmente, passam de 800.
 
In, Vida de Stª Clara, Editorial Missões, 3ª Ed, Janeiro 2012, ISBN 972-577-176-1

123

Esta lista está vazia.

Eventos

Esta secção está em branco

Contactos